Cadernos Temáticos do Rio Doce

Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direito - NIESD

Caro (a) leitor,

 

Você está sendo convidado(a) a conhecer esse material informativo, de caráter educativo, cujo objetivo é disseminar informação qualificada junto à população sobre o rio Doce.

 

O público-alvo desse material é a comunidade em geral, crianças, adolescentes, jovens e adultos que vivem na bacia hidrográfica do rio Doce, especialmente em Governador Valadares e região. Os cadernos temáticos podem contribuir para discussões em grupos diversos, escolas, universidade e com pesquisadores interessados no rio Doce e na pauta ambiental. 

 

A proposta de elaboração dos cadernos é fruto da pesquisa “Relação com o saber e educação ambiental”, cujo objetivo foi “compreender as relações que estudantes, em tempo integral, estabelecem com o rio Doce, como objeto de saber”. No processo de pesquisa, os estudantes relataram demandas de conhecimentos relativos à: qualidade da água, presença de metais pesados no rio, consequências do desastre, história do rio Doce, futuro do rio, comunidades que vivem do rio, questões jurídicas ligadas a indenizações, dentre outras. Ao revisar a literatura produzida sobre o rio Doce e o rompimento da barragem de Fundão, a equipe de pesquisa identificou a inexistência de materiais de cunho informativo, em uma linguagem acessível à população, sobre os conhecimentos produzidos no âmbito da academia.

Os cadernos temáticos visam preencher essa lacuna.

Desejamos uma boa leitura a todos!

Maria Celeste Reis F. de Souza

Thiago Martins Santos

Renata Bernardes Faria Campos

Eliene Nery Santana Enes

(Organizadores)

20200303212510235218a.jpeg

Acesso Gratuito aos Cadernos Temáticos

CADERNO 1.png
CADERNO 4.png
CADERNO 7.png
CADERNO 10.png
CADERNO 2.png
CADERNO 5.png
CADERNO 8.png
CADERNO 3.png
CADERNO 6.png
CADERNO 9.png
CADERNO 11.png
CADERNO 12.png
CADERNO 13.png

Apoio

univale-nova-logo.jpg
GIT.jpg
OBIT_logotipo.jpg
FAPEMIG.png
cnpq.png

NIESD

O NIESD está vinculado Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar Gestão Integrada do Rio Doce. Tem como objetivo proporcionar ao corpo docente e discente participantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Univale e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa, a implementação de pesquisas aplicadas e projetos de extensão relacionados à Educação, Saúde, Ambiente e Direito. 

Coordenadora: Renata Campos