Cadernos Temáticos do Rio Doce
Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direito - NIESD
Caro (a) leitor,
Você está sendo convidado(a) a conhecer esse material informativo, de caráter educativo, cujo objetivo é disseminar informação qualificada junto à população sobre o rio Doce.
O público-alvo desse material é a comunidade em geral, crianças, adolescentes, jovens e adultos que vivem na bacia hidrográfica do rio Doce, especialmente em Governador Valadares e região. Os cadernos temáticos podem contribuir para discussões em grupos diversos, escolas, universidade e com pesquisadores interessados no rio Doce e na pauta ambiental.
A proposta de elaboração dos cadernos é fruto da pesquisa “Relação com o saber e educação ambiental”, cujo objetivo foi “compreender as relações que estudantes, em tempo integral, estabelecem com o rio Doce, como objeto de saber”. No processo de pesquisa, os estudantes relataram demandas de conhecimentos relativos à: qualidade da água, presença de metais pesados no rio, consequências do desastre, história do rio Doce, futuro do rio, comunidades que vivem do rio, questões jurídicas ligadas a indenizações, dentre outras. Ao revisar a literatura produzida sobre o rio Doce e o rompimento da barragem de Fundão, a equipe de pesquisa identificou a inexistência de materiais de cunho informativo, em uma linguagem acessível à população, sobre os conhecimentos produzidos no âmbito da academia.
Os cadernos temáticos visam preencher essa lacuna.
Desejamos uma boa leitura a todos!
Maria Celeste Reis F. de Souza
Thiago Martins Santos
Renata Bernardes Faria Campos
Eliene Nery Santana Enes
(Organizadores)